sexta-feira, 29 de outubro de 2010

oi



Quais das afirmações abaixo são verdadeiras

Cifose é um tipo de desvio postural

escoliose não é um devio postural

hipertensão é um desvio postural












\z\

C:\Documents and Settings\Marcio\Desktop\HOT POTATOES\DESVIOSPOSTURAIS.htm

terça-feira, 14 de setembro de 2010

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

domingo, 20 de junho de 2010

Aula Prática de Corrida de Orientação.

4ª semana:

Dividiremos a turma em trios. Cada equipe receberá uma cópia do mapa confeccionado pelas professoras. Antes de dar a largada, acontecerá uma explicação sobre a importância de se manterem unidos, a cooperação, respeito ao meio ambiente e às regras propostas. Cada trio sairá em um tempo diferente do outro.
No término da atividade prática, faremos uma roda de conversa sobre as dificuldades enfrentadas fisicamente e também na leitura e interpretação do mapa e da bússola.

AO FINAL DESTA UNIDADE DE ENSINO, FAREMOS UM DEBATE NO BLOG DA DISCIPLINA, SOBRE O QUE OS EDUCANDOS APRENDERAM NO DECORRER DESSAS SEMANAS. A DISCUSSÃO TERÁ ALGUMAS QUESTÕES NORTEADORAS:

- Durante as práticas vocês sentiram alguma dificuldade? Que tipo de dificuldade?
- Vocês se sentiram cansados depois da corrida orientada?
- Como foi se localizar em trajetos desconhecidos?

Com base base nas questões acima, clique em "postar comentário" para respondê-las.




CARTÃO DE CONTROLE:


É nesse cartão que o participante irá marcar com o picotador os pontos por onde passou.

Agora que já aprendemos sobre a corrida de orientação na teoria, veremos alguns vídeos para inspirar a corrida que faremos na próxima aula, no bosque próximo à escola.





PICOTADOR:


Parece um grampeador com nove dentinhos. Para cada prisma, são retirados alguns desses “dentinhos”, para que possa ser feita a marcação no cartão controle, para assim, validar o percurso.

PRISMA:


É uma espécie de bandeirola de pano, normalmente de duas cores, em forma de uma caixa colorida, que tem como função identificar os pontos a serem seguidos.

MAPA:




O Mapa possui uma escala e símbolos que identificam as árvores, rios, construções. Também aparecem no mapa os locais onde os prismas estão alocados, a saída e a chegada da prova.



IMPORTANTE: neste tipo de mapa aparece as linhas do norte (norte magnético).






Poste suas dúvidas clicando em: "novo comentário". Também poderá pesquisar um pouco mais e postar aqui no Blog as suas contribuições.


Vamos lá?

BÚSSOLA:

Alunos!

A bússola mais indicada é a que possui uma régua para auxiliar na medida da distância entre os pontos. É um objeto de extrema importância nas situações em que o participante deve ser preciso em sua leitura do mapa, mas o principal é se certificar da direção a ser seguida e se manter orientado.

Para saber um pouco mais, acesse:


http://pt.wikipedia.org/wiki/B%C3%BAssola


Agora assinta o seguinte vídeo com as explicações sobre a utilização da bússola.

http://www.youtube.com/watch?v=bIuc3iQYjSY&NR=1

Vamos ver na prática como funciona?

Equipamentos utilizados na Orientação

Agora iremos conhecer os equipamentos necessários para a prática da orientação:



VESTUÁRIO:
O vestuário não é desconhecido para você. Muitos desse equipamentos você tem em seu roupeiro.
1►Boné ou chapéu para se proteger do sol;
2►Camiseta de manga longa ou comprida, mas de preferência leve e deve ser confortável;
3► Calças que facilitem a sua locomoção e que protejam suas pernas de arranhões da vegetação; 4► Tênis, botas, ou chuteiras que fiquem confortáveis e que possa sujar bastante;

Corrida de Orientação

3ª semana:

A partir de agora, trabalharemos em conjunto com as aulas de Educação Física, para percebermos que a orientação não é apenas uma questão geográfica, mas que pode ser trabalhada em conjunto com outras áreas do conhecimento.
Agora que já aprendemos sobre o funcionamento de uma bússola e se orientar através de um mapa, falaremos um pouco sobre o esporte Corrida de Orientação, para podermos realizar na prática o que aprendemos nas aulas de Geografia.
Mas além de nos orientarmos geograficamente, o que mais essa corrida de orientação nos traz?
Geralmente esta atividade é praticada em meio à natureza. O esporte funciona da seguinte forma: depois de observar o mapa e a bússola, o próximo passo é seguir os pontos destacados no mapa, vencendo os obstáculos, até completar todo o percurso, de preferência no menor tempo possível.
O percurso para a corrida pode reunir cachoeiras, lagos, rios e muitas áreas verdes. A corrida de Orientação induz ao participante a pensar estratégias em seu percurso, o que estimula o desenvolvimento do raciocínio lógico para utilizar o seu corpo de forma mais eficiente.

A Bússola como instrumento de medição

3ª semana: Leia o texto a seguir:

O instrumento mais antigo utilizado para determinar as direções é a bússola. Acredita-se que ela tenha sido inventada pelos chineses, há aproximadamente 4 mil anos. No entanto, seu uso foi difundido somente por volta dos séculos XV e XVI pelos europeus.
O ponteiro da bússola aponta aproximadamente para o norte geográfico da Terra. A partir dele, são determinados os outros pontos (cardeais, colaterais e subcolaterais), possibilitando a orientação no espaço.

A Rosa dos Ventos


Determinar direções era uma necessidade, principalmente para orientar os navegantes. Como não há pontos de referência no mar, os navegantes utilizavam os pontos cardeais.
Hoje, quando você observa mapas de qualquer tipo, encontra a indicação dos pontos cardeais, ou pelo menos o norte, na representação. Isso serve para que a pessoa que lê o mapa possa orientar-se adequadamente. Essa indicação geralmente é feita por meio da rosa dos ventos.
Além dos pontos cardeais, foram criados também os colaterais e os subcolaterais. O uso da rosa dos ventos com todos esses pontos indicados possibilita a localização com grande precisão em praticamente todos os pontos do horizonte. Os pontos colaterais são pontos intermediários entre os cardeais.
Entre os pontos cardeais e colaterais, existem ainda os pontos subcolaterais, que são intermediários entre os colaterais.



Atividade 2: Observe a figura a seguir, é um croqui representando a área da nossa escola e seu entorno (lembre-se das formas de representação do espaço) e responda às questões abaixo clicando em "postar Comentário":





a) a quadra de esportes está a que direção do bosque?
b) O hall de entrada está em que direção, em relação ao prédio da escola?
c) A horta está a que direção do prédio da escola?
d) A pracinha está a que direção da quadra de esportes?
e) O prédio da escola está a que direção da quadra de esportes?
f) O depósito está a que direção do hall de entrada da escola?
g) A pracinha está a que direção do hall de entrada da escola?









sábado, 19 de junho de 2010

Uma nova maneira de descobrir o mundo


Ler o texto a seguir e realizar a Atividade 1:

Orientar-se pelos astros, como a lua e o sol, possibilitou as grandes navegações marítimas e a travessia de regiões inóspitas, como o imenso deserto do Saara.
Em tempos remotos era comum os seres humanos deslocarem-se apenas a pequenas distâncias. Utilizavam referências naturais para marcar o caminho. Por este motivo, procuravam acompanhar o traçado de um rio, que, além de garantir água, alimento e transporte, era também a referência da localização no espaço. Pontos elevados também eram utilizados. Nesse caso, bastava ter mais de um ponto de referência para determinar a direção a seguir. Para voltar era só seguir pelo mesmo caminho, usando os mesmos pontos de referência.
Era possível caminhar por meses em terra firme seguindo uma série de pontos de referência, mas isso não permitia viajar, por exemplo, por mar, longe do litoral. Para que isso fosse possível, foi necessário adotar outro tipo de referência. Em vez de olhar para pontos na superfície terrestre, as pessoas passaram a olhar para o céu. A posição de um astro, ou de um conjunto de astros, permitiu mudar a forma de se orientar no espaço. As constelações (grupos de estrelas como o Cruzeiro do Sul), uma única estrela (como o Sol) e a Lua, que é o satélite natural da Terra, foram utilizados para esse fim.

Atividade 1: Os pontos cardeais

A observação atenta de astros, como a Lua e o Sol, ao longo dos anos possibilitou aos seres humanos determinar a direção a seguir, mesmo sem pontos de referência na terra.
Observando o movimento aparente do Sol, foram determinados os chamados pontos cardeais. Ao lugar onde o Sol aparece pela manhã, convencionou-se chamar de Leste e seu oposto, de Oeste. A partir daí estabeleceram-se também o norte e o sul.

Responda as questões abaixo, clicando em "postar comentário":
a) A frente da sua casa está direcionada para qual ponto cardeal?
b) Pela manhã, quando você vem para a escola, que direção é seguida? E, para retornar à sua casa, após a aula, que direção você segue?

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Orientação Geográfica


Olá queridos alunos!
O assunto que trataremos neste Blog será a "orientação". Através desse estudo, esperamos que compreendam os conhecimentos imprescindíveis para o seu dia-a-dia. Observe que se deslocando diariamente, a pé ou motorizado está a todo momento praticando a Orientação. Vamos aprender a nos orientar na teoria e na prática!