sábado, 19 de junho de 2010

Uma nova maneira de descobrir o mundo


Ler o texto a seguir e realizar a Atividade 1:

Orientar-se pelos astros, como a lua e o sol, possibilitou as grandes navegações marítimas e a travessia de regiões inóspitas, como o imenso deserto do Saara.
Em tempos remotos era comum os seres humanos deslocarem-se apenas a pequenas distâncias. Utilizavam referências naturais para marcar o caminho. Por este motivo, procuravam acompanhar o traçado de um rio, que, além de garantir água, alimento e transporte, era também a referência da localização no espaço. Pontos elevados também eram utilizados. Nesse caso, bastava ter mais de um ponto de referência para determinar a direção a seguir. Para voltar era só seguir pelo mesmo caminho, usando os mesmos pontos de referência.
Era possível caminhar por meses em terra firme seguindo uma série de pontos de referência, mas isso não permitia viajar, por exemplo, por mar, longe do litoral. Para que isso fosse possível, foi necessário adotar outro tipo de referência. Em vez de olhar para pontos na superfície terrestre, as pessoas passaram a olhar para o céu. A posição de um astro, ou de um conjunto de astros, permitiu mudar a forma de se orientar no espaço. As constelações (grupos de estrelas como o Cruzeiro do Sul), uma única estrela (como o Sol) e a Lua, que é o satélite natural da Terra, foram utilizados para esse fim.

Atividade 1: Os pontos cardeais

A observação atenta de astros, como a Lua e o Sol, ao longo dos anos possibilitou aos seres humanos determinar a direção a seguir, mesmo sem pontos de referência na terra.
Observando o movimento aparente do Sol, foram determinados os chamados pontos cardeais. Ao lugar onde o Sol aparece pela manhã, convencionou-se chamar de Leste e seu oposto, de Oeste. A partir daí estabeleceram-se também o norte e o sul.

Responda as questões abaixo, clicando em "postar comentário":
a) A frente da sua casa está direcionada para qual ponto cardeal?
b) Pela manhã, quando você vem para a escola, que direção é seguida? E, para retornar à sua casa, após a aula, que direção você segue?

2 comentários: